Na manhã desta quarta-feira (23), o vereador Sá Marques, integrou a comitiva de parlamentares que acompanhou o início das obras de prolongamento da Avenida Litorânea, uma das principais vias e cartão postal da capital maranhense.
O grupo parlamentar, formado pelos vereadores Osmar Filho (PDT – presidente da Câmara Municipal), Aldir Júnior (PR), Nato Júnior (PP), Honorato Fernandes (PT), Dr. Gutemberg (PRTB) e César Bombeiro (PSD), foi recepcionado pelo presidente da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo.
Os vereadores tiveram a oportunidade de, in loco, constatar o avanço dos serviços e obter informações detalhadas sobre os benefícios que os mesmos oferecerão aos moradores da região metropolitana no que se refere à mobilidade urbana, além do incremento ao turismo.
“Sem dúvida nenhuma, a conclusão dessa obra beneficiará principalmente a população ludovicense, que poderá se deslocar mais rapidamente dos lugares, ganhando tempo, e consequentemente, qualidade de vida”, destacou Sá Marques durante a visita.
Ainda de acordo com Sá Marques, além do prolongamento da Avenida Litorânea, a obra também vai facilitar a mobilidade urbana nesse eixo próximo ao bairro do Araçagy, em direção ao centro da cidade pela avenida dos holandeses, a partir, segundo o projeto, da instalação do VLT (Veículo Leve sobre Trilho).
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho, trata-se de uma obra de extrema importância em vários setores.
“O Parlamento Municipal, ao mesmo tempo que reconhece os avanços que estes serviços irão proporcionar, tem o dever de manter-se antenado com o andamento da obra. Até como forma de poder deixar o cidadão informado. Agradecemos o apoio e atenção dispensada pela companheiro Lawrence”, afirmou o presidente.
Sobre a Obra
Iniciada em Outubro do ano passado, a intervenção resultará na construção de um trecho de 1.800 metros que ligará a Litorânea até o cruzamento da Avenida São Carlos, no Olho d’Água, e será entregue em etapas.
O investimento terá impactos significativos para São Luís, melhorando a mobilidade urbana, a acessibilidade e dará melhores condições de lazer para turistas e população em geral.
O projeto inclui a construção de pontes, calçadão, ciclovia, pavimentação, bares e restaurantes padronizados, e ainda criará um novo corredor de transporte com implantação do Veículo de Transporte Rápido (BRT) – um sistema de transporte rápido por ônibus que proporcionará velocidade e conforto aos passageiros.
“Esta obra tem uma ampla importância por ser a base para que este novo corredor de tráfego seja implementando, garantindo maior fluxo ao trânsito entre os municípios da Grande Ilha”, explicou Melo.





