Turistas são recepcionados por brincantes de São João no aeroporto de São Luís

A segunda etapa de recepção aos turistas que desembarcaram no aeroporto de São Luís foi finalizada nessa quarta-feira (26) pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). A ação proporcionou aos visitantes contato com manifestações da cultura popular e distribuição de matracas.

“Nós precisamos recepcionar nossos visitantes da melhor forma possível, a forma mais adequada que encontramos foi, mostrar a riqueza da nossa cultura e folclore, nossas belezas naturais, e o mostrar o que é o nosso São João”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior.

O grupo Batuques do Maranhão apresentou diversos ritmos como bumba-meu-boi, tambor de crioula e cacuriá. Nas esteiras, junto às malas, os passageiros encontravam matracas, instrumento musical constituído de madeira. Personagens como índias, miolo do boi e cazumbá mostraram os sotaques e danças típicas. Com decoração de bandeirinhas em todo o teto, o aeroporto também ganhou um destaque especial para a época.

“Fiquei emocionada ao desembarcar em São Luís e ser recebida com essa boas vindas”, disse a turista de Belo Horizonte, Silvia Oliveira. Para a superintendente do aeroporto, Tayse Brandão, o turista, quando chega a São Luís, já tem uma pequena amostra do que o espera no São João do Maranhão. “Temos sim um dos melhores São João do Brasil e os turistas já percebem ao desembarcarem aqui no Aeroporto Internacional de São Luís como essa festa é rica”.

A ação ocorreu em um dos  momentos de maior fluxo de turistas na cidade em pleno São João. A realização foi possível por meio de emenda do vereador Honorato Fernandes. O objetivo principal foi apresentar a cultura da cidade e informar sobre as programações juninas e atrativos turísticos.

Nos dias 18 e 19 de junho os visitantes foram recepcionados com o repertório e a dança da Companhia Encantar e do Bumba-Meu-Boi Encanto da Ilha. A ação foi fruto de iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e a Prefeitura de São Luís.

Centro de Atendimento ao Turista

A informação para o turista é um item essencial para que a viagem seja aproveitada da melhor forma possível. Pensando nisso, a Setur está com mais dois Centro de Atendimento ao Turista (CAT) funcionando nos arraiais da Rua da Estrela na Praia Grande e no Ipem durante o período junino.

Quem chega ao balcão recebe informações e conhece um pouco das belezas naturais dos polos de São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapadas das Mesas através dos óculos de realidade virtual. Estão sendo distribuídos mapas e a programação dos arraiais. Nos CATs, os visitantes também desfrutam de painéis temáticos juninos para tirar fotos nos cenários dos polos indutores, além da importante realização de pesquisa do Observatório do Turismo.

“Os centros de atendimento ao turista são fundamentais, pois tem o relevante papel de orientar e informar para que o turista possa aproveitar ao máximo o destino turístico”, ressalta Catulé Júnior.

Deixe uma resposta