Maranhão recebe 66.800 novas doses da Coronavac

O Maranhão recebeu nesta quarta-feira (10) 66.800 novas doses da vacina Coronavac para a imunização de maranhenses contra a Covid-19.

O avião trazendo a nova remessa de vacina pousou no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, por volta das 15h. Sob escolta da Polícia Federal, o carregamento foi levado direito para a rede de frios da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro Vila Palmeira.

Pelo cronograma de vacinação do estado, essas novas doses devem ser destinadas a pessoas com idade entre 80 e 84 anos, além de trabalhadores da saúde. São luís e Imperatriz devem receber doses acima da proporção que vinham recebendo anteriormente.

“A gente vai, nesse momento, fazer uma distribuição diferenciada para os municípios que são mais atingidos, para as regiões mais atingidas. Então, nesse caso, Imperatriz e São Luís, que são as regiões mais impactadas nesse momento, vão receber um pouquinho mais de doses”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Lula.

Desde janeiro, o Maranhão recebeu 8 remessas de vacina contra a Covid-19. Foram seis remessas da Coronavac e duas da Astrazeneca. No total, são quase 514. 840 doses recebidas. Dessas, cerca de 417 mil foram da Coronavac e 98 mil foram da vacina Astrazeneca, produzida em parceria entre a Oxford e a Fiocruz .

Do total de vacina recebida, 360.459 doses já foram distribuídas para os municípios e 266. 081 doses já foram aplicadas. Dessas, cerca de 200.452 correspondentes à primeira dose.

Até esta quarta-feira (10), 14 municípios maranhenses ainda não haviam atingido a meta de aplicação de 60% das doses recebidas. A Secretaria de Estado da Saúde diz que está acompanhando o trabalho nesses municípios para que o processo de vacinação possa caminhar de forma mais rápida.

Deixe uma resposta