Liviomar Macatrão faz balanço positivo de ações na Semapa nos primeiros cem dias de trabalho

O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão, em entrevista concedida ao Blog da Cristiana França, fez um balanço altamente positivo das ações da Secretaria nesse início de gestão.

Conhecido por sua competência, responsabilidade, educação, e muita força de trabalho, Liviomar é, sem dúvida, um dos melhores quadros na gestão Eduardo Braide atualmente. Pra quem não sabe, Liviomar foi secretário municipal de Turismo na gestão do então Prefeito João Castelo, de 2009 a 2012, deixando sua marca de sucesso e inúmeros projetos de excelência na área.

Sobre o início dos trabalhos à frente da Semapa, Liviomar conta que toda nova gestão tem uma linha de atuação, e na dele, claro, não é diferente.

A antiga gestão tinha um foco mais voltado para a Feirinha, que é um projeto muito bom, mas agora estamos ampliando essa atuação, trabalhando nos 3 eixos, não só na  comercialização, mas ampliando e organizando as feiras e mercados e fomentando a produção agropecuária“, relatou o secretário.

Sobre as ações futuras, o titular da Semapa disse que já estão sendo executados planos de trabalhos no sentido de melhorar cada vez mais o setor.

O Prefeito Eduardo Braide irá lançar, em breve, um conjunto de ações e programas que irão qualificar os feirantes e produtores, trata-se do programa Qualifica, que vai chegar para beneficiar mais ainda esses trabalhadores que estão à frente das feiras e mercados”, destacou Liviomar Macatrão.

Vale ressaltar que, já no mês de Março, a Prefeitura entregou o novo mercado do Monte Castelo, que conta com 40 boxes e 10 bancas (relembre aqui).

Ainda sobre as boas novas, Liviomar informou que a Semapa está readequando e requalificando alguns mercados, e que a ideia é dar uma nova cara aos mercados e feiras da cidade que acontecem em locais distintos de terça a sábado. Atualmente, São Luís conta com 29 mercados e 10 feiras. A feirinha que acontece aos domingos também entra na lista, mas que está suspensa por conta da pandemia, com previsão de volta para 02 de Maio, situação que ainda está em análise.

Funcionamento de feiras e mercados na pandemia

Como todos sabem, vivemos um período difícil por conta da Pandemia, e isso, óbvio, também tem afetado as feiras e mercados. Mas, diante da situação, a Semapa conta com a ajuda dos bombeiros civis, que estão trabalhando nas portas dos mercados, com o objetivo de orientar e cobrar mesmo da população, o uso correto de máscaras e álcool em gel. Todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos para o bom funcionamento em segurança dos locais.

Ainda durante a entrevista, o secretário fez questão de afirmar que a Semapa tem mantido um diálogo muito bom com os feirantes, e que tem aproveitado, sempre quando pode, para visitar pessoalmente todos os mercados da cidade.

Estou visitando os mercados aos poucos, onde estamos estreitando os laços, mantendo um bom diálogo com todos, o que é de fundamental importância, e assim vamos trabalhando para melhorar ainda mais o padrão. Aproveito para anunciar também que o Prefeito vai enviar um regulamento de mercados para a Câmara Municipal, e, uma vez aprovado, vamos poder trabalhar de maneira mais eficiente e regularizada”, enfatizou Liviomar Macatrão.

Questionado sobre o maior desafio na Semapa nesse primeiro momento, o secretário falou da questão do abastecimento da cidade, bem como incrementar a produção local para que, de fato, ela chegue aos mercados.

Hoje somos abastecidos com Hortifrut principalmente com produtos provenientes de outros Estados, e isso pra gente é o nosso maior desafio nesse momento, que vamos trabalhar com afinco para solucionar o mais breve possível”, revelou o titular da Semapa, que também é Turismólogo, Pós-Graduado em desenvolvimento sustentável e mestrando em Administração Pública.

Deixe uma resposta