Joabson Jr recebe prêmio do Instituto Lixo Zero pelo sucesso do Programa “Ponto Limpo”

A noite desta quinta-feira (25) foi pra lá de especial para a equipe da Prefeitura de São Luís. O motivo? A gestão do Prefeito Eduardo Braide recebeu o prêmio “Atitude Cidadã”, entregue pelo Instituto Lixo Zero. A premiação é destinada as pessoas que, por meio da gestão pública, constroem uma cidade limpa, sustentável, inovadora, futurista e lixo zero.

Dentre as ações colocadas em prática pela atual gestão, o destaque é para o Programa “Ponto Limpo”, que tem transformado áreas de lixões em áreas limpas e ajardinadas. Vale ressaltar que o Comitê Gestor de Limpeza Pública é comandado pelo competente advogado Joabson Jr, que também é apoiador, realizador e organizador da agenda lixo zero municipal, e que tem se destacado a cada dia mais na função. Ele também foi agraciado com o prêmio.

O programa Ponto Limpo foi instituído em janeiro e já chegou a várias regiões da cidade. “O Instituto Lixo Zero reconhece esse importante trabalho e está trabalhando em conjunto com a Prefeitura para uma cidade melhor, um estado melhor e um país melhor”, disse Joabson Júnior.

Ainda na categoria poder público, foram premiados o Prefeito Eduardo Braide, que foi o primeiro gestor do Brasil a receber o prêmio, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella. Na mesma cerimônia, a gari Ana Lurdes Pinheiro Pereira, recebeu o prêmio na categoria Agente de Limpeza.


Além dessas premiações, o Instituto Lixo Zero irá realizar um evento virtual nesta sexta-feira (26), com outros maranhenses que têm incentivado ações ambientalmente sustentáveis, como o descarte correto dos resíduos sólidos.

Ações

As ações da Prefeitura de São Luís na gestão de resíduos sólidos foram elogiadas pela embaixadora Lixo Zero do Maranhão, Raissa Amorim, que destacou como uma gestão municipal comprometida com a causa e que tem trabalhado junto com a sociedade civil com o objetivo de transformar a capital em uma cidade mais limpa e bonita. “O Eduardo Braide é o primeiro prefeito do Brasil a receber o prêmio Atitude Cidadã porque o prêmio reconhece pessoas que têm atitudes sustentáveis e voltadas para o conceito Lixo Zero e para a valorização da cidade sustentável, como patrimônio do recurso ambiental. Pela primeira vez, a sociedade civil está conseguindo contribuir com uma gestão, a trilhar os caminhos de uma cidade Lixo Zero”, destacou Raissa Amorim.  Ela completou dizendo que a premiação do prefeito Eduardo é um dos momentos mais importantes para o Instituto que pela primeira vez premia um gestor municipal.

Sobre a premiação

A premiação começou em 2019 pela cidade de Chapecó (SC). O título “Atitude Cidadã”  é o reconhecimento de iniciativas ou pessoas que contribuem para tornar realidade o conceito Lixo Zero, impactando no bairro, cidade ou Estado.

O Instituto Lixo Zero é uma organização sem fins lucrativos e não governamental, pioneira na disseminação do conceito lixo zero no Brasil. O Instituto tem como desafio divulgar e promover o conceito de lixo zero, com a promoção de ações mobilizadoras, contribuindo para a construção de um futuro sustentável para a sociedade.

Participaram também do ato de premiação, os secretários municipais de Governo, Eneas Fernandes e de Assuntos Políticos, Márcio Andrade.

Deixe uma resposta