Imperatriz anuncia retorno de cirurgias eletivas nesta segunda-feira (17)

Imperatriz anuncia retorno de cirurgias eletivas nesta segunda-feira (17) — Foto: SES-RS/DivulgaçãoApós quatro meses de suspensão devido a pandemia da Covid-19, a retomada das cirurgias eletivas ocorrerá nesta segunda-feira (17) em Imperatriz. A decisão foi tomada em reunião realizada na terça-feira (11) entre a secretária de Saúde, Mariana Jales, diretor do Socorrão, Vitor Pachelle e o coordenador da Auditoria, Esmerahdson de Pinho.

As cirurgias devem voltar gradualmente. Nesta semana começam a ser realizadas cirurgias gerais que incluem hérnias, vesículas e problemas do aparelho digestivo. Em relação às especialidades, como urologia, otorrino, ouvido, cabeça e pescoço; serão retomadas seguindo a agenda dos médicos.

Diretor do Socorrão, Vitor Pachelle, diz que as devidas providências para retorno dos procedimentos já foram tomadas. “Já reformamos a ala da urologia, adquirimos materiais, montamos novos kits cirúrgicos, reorganizamos nossa equipe e o fluxo de atendimento do bloco. Equipem médica e todas as medidas de segurança para realização de cirurgias estão ok ” – afirmou o diretor.

A secretária de Saúde do Município, Mariana Jales, ressalta que todas as cirurgias de urgências estão sendo feitas normalmente, e que apenas as eletivas – quando o paciente espera de casa, sem prejuízo de agravamento de seu quadro, caso faça em tempo hábil, é que estão sendo retomadas aos poucos.

“Sei o quanto é importante para o paciente tratar seu problema com intervenção cirúrgica, e que tem muita gente a espera disso, por isso estamos resolvendo. Tomamos todas as medidas necessárias para oferecer as cirurgias eletivas que deixaram de ser oferecidas por causa da pandemia” – ressaltou Mariana Jales.

G1 Maranhão

Deixe uma resposta