Detran-MA, Prefeitura de Paço do Lumiar e Polícia Militar realizam ação educativa da campanha Maio Amarelo

Ação educativa da campanha Maio Amarelo (Foto: Divulgação)O respeito à faixa de pedestres é uma das condutas essenciais para a redução de acidentes no trânsito. Por esta razão, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), a Prefeitura de Paço do Lumiar e a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizaram, na manhã de terça-feira (18), uma ação educativa da campanha Maio Amarelo que, este ano, tem como tema “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”. O ato ocorreu em faixas de pedestres localizadas na MA-201 (Estrada de Ribamar), no Maiobão, em Paço do Lumiar.

O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, e a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, participaram da ação educativa e entregaram folders informativos da campanha com dicas de segurança no trânsito para condutores e pedestres.

Participaram também, o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Paço do Lumiar, Pádua Nazareno; o coordenador de Trânsito de Paço do Lumiar, Fernando Batista; o diretor operacional do Detran-MA, David Ximenes; e a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias.

Presente, também, integrantes da Polícia Militar Rodoviária, agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Paço do Lumiar e integrantes do grupo Transitarte, do Detran-MA.

A cada momento em que pedestres precisavam fazer a travessia, os agentes de trânsito faziam o sinal de parada para os condutores. Nesse momento, as autoridades presentes no ato e os integrantes do Transitarte aproveitavam para distribuir o material informativo e divulgar a campanha Maio Amarelo, despertando em todos os usuários da estrada o alerta para a importância de seguirem as boas práticas no trânsito.

“Precisamos humanizar o trânsito. Condutores e pedestres devem utilizar as vias com harmonia, seguindo as normas, um respeitando o direito do outro e com um item a mais: a gentileza. Estamos aqui, hoje, nesta ação da campanha Maio Amarelo, para lembrá-los disso, pois, para termos um trânsito seguro, cada um deve fazer sua parte. Nosso objetivo aqui é educar, conscientizar, buscar o apoio da população para esta bela ação em prol da redução de acidentes de trânsito, pela preservação da vida”, afirmou Francisco Nagib.

Ação educativa da campanha Maio Amarelo (Foto: Divulgação)

A prefeita Paula Azevedo disse que a educação é uma das melhores formas de se alcançar um objetivo e quando se trata de trânsito este é o melhor caminho. “As ações de sensibilização sempre rendem um efeito positivo. Estamos na campanha Maio Amarelo e nós, gestores, também precisamos nos envolver e contribuir, por isto estamos hoje aqui nesta ação, já que também somos pedestres e motoristas”, disse a gestora municipal.

A programação da campanha Maio Amarelo consta de várias atividades. Devido à pandemia da Covid-19, grande parte das ações estão ocorrendo de forma on-line, com postagens com dicas de segurança no trânsito nas redes sociais: detranma, no Instagram; detran MA, no Facebook; detranMa, no Twitter; e no site www.detran.ma.gov.br.

Agora, com a liberação de eventos pelo Decreto Estadual nº 36.721, de 14 de maio de 2021, estão sendo retomadas as ações educativas em faixas de pedestres, cumprindo-se todas as medidas sanitárias necessários, neste tempo de pandemia da Covid-19, como uso de máscaras e distanciamento.

Deixe uma resposta