Com avanço da Covid-19, Governo do Estado expande leitos de UTI no Maranhão

Com o intuito de garantir assistência a pacientes com sintomas graves da Covid-19 no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue trabalhando na ampliação dos leitos de UTI na rede estadual de saúde. O Maranhão opera com 539 leitos de UTI destinados exclusivamente para o tratamento da Covid-19 na rede estadual.

Na última semana, ganharam novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI); Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM); Hospital Aquiles Lisboa; Hospital de Câncer; Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon; e Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês.

“O Governo continua investindo na abertura de leitos para tratamento da Covid-19 no estado. Estamos acompanhando o cenário da doença em cada uma das regiões do Maranhão e realizando a expansão nos locais de maior demanda. O objetivo é continuar garantindo a assistência aos pacientes para que juntos possamos vencer essa guerra”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Em São Luís, por exemplo, no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) foram implantados, na sexta-feira (19), mais 13 leitos de UTI. De acordo com o diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro, a unidade que é referência no tratamento da Covid-19 agora conta com 73 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para tratar os casos mais graves da doença.

“Essa nova ampliação garante maior tranquilidade para a Rede Estadual de Saúde. Seguimos firmes no combate à pandemia e auxiliando os pacientes na cura, para que todos retornem com saúde para as suas casas”, afirma o diretor Marcus Granjeiro.

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) também ampliou a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, foram acrescentados mais 28 leitos dessa categoria. A unidade agora conta com 113 leitos de UTI exclusivos para tratamento da doença.

No Hospital Aquiles Lisboa, seis leitos de UTI estão prontos para atender pacientes graves. Abertura de leitos também no Hospital de Câncer que desde a última quarta-feira (17), conta com 5 leitos de UTI para Covid-19.

Mais leitos

No Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, foram implantados mais 8 leitos de UTI, totalizando 25 leitos dessa categoria. No Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, foram mais 10 leitos de UTI abertos, a unidade conta agora com 20 leitos de UTI para tratamento de casos graves do novo coronavírus.

Em Santa Inês, o Hospital Macrorregional Tomás Martins recebeu mais 10 leitos, totalizando 22 leitos de UTI exclusivos para tratamento do novo coronavírus. O hospital de alta complexidade atende a população da cidade de Santa Inês e outros 15 munícipios vizinhos.

Deixe uma resposta