Boa notícia! Artesãos serão contemplados em novo edital do Governo do Maranhão

Os artesãos maranhenses podem se inscrever a partir desta quarta-feira (10), no edital de fomento à produção artesanal e cultural do Estado. O objetivo do edital Conexão Cultural 04 é apresentar produções artísticas inéditas, em vídeo, difundindo a cultura em plataformas digitais de hospedagem aberta.

Cada inscrito poderá enviar 01 (um) vídeo e, caso habilitado, receberá o valor de R$ 1.500,00 pela produção. As inscrições vão até o dia 21 de março de 2021.

O edital premiará 1.000 produções artísticas inéditas, em vídeos com duração de 30 a 45 minutos, nas mais diversas modalidades artísticas: Artes cênicas (Circo, Dança, Teatro), Literatura (Leitura Dramática de textos, poesias, contos, cordel, entre outros), Artes Visuais (escultura, gravura, artesanato, fotografia, vídeo, entre outros) e Música (Autoral, Barzinho, Deejay, Grupos, Bandas, entre outros).

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, explica que os artistas e artesãos estão sendo afetados pela pandemia. “O Governo do Estado precisou adotar algumas medidas restritivas para desacelerar os crescentes casos de Covid-19, porém criou mais uma ação emergencial esses setores”, afirmou.

Os interessados poderão se inscrever como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Ao todo, o Governo do Maranhão investirá R$ 1,5 mi (um milhão e meio de reais) no edital, recurso oriundo do tesouro estadual.

As inscrições acontecem de 10 a 21 de março, exclusivamente pelo link a ser disponibilizado no site da Secma (www.cultura.ma.gov.br).

Cadastro de Artesão

Para realizar as inscrições no edital Conexão Cultura 04, os artesãos maranhenses devem ter uma comprovação de artesão e provedor de cultura maranhense.

A Carteira Nacional do Artesão é um importante instrumento que permite o acesso dos trabalhadores artesãos a cursos de capacitação, feiras, editais e eventos apoiados pelo PAB. A carteira é gratuita e emitida após o registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

O pedido de cadastro e renovação de forma digital e presencial acontece através do site do PAB ou presencial no Centro de Produção de Artesanato do Maranhão (CEPRAMA) que até dia 14 de março está funcionando em horário especial das 9 às 15h.

Para confirmação do registro, o artesão passará por uma prova de habilidades técnicas, sob responsabilidade da superintendência ligada à Setur.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail artesaosmaranhenses@gmail.com e telefone (98) 985063466 e pode se dirigir ao Ceprama, localizado na Rua de São Pantaleão, n° 1332, Madre Deus.

Deixe uma resposta